5Ss

Ooooi!!
Comecei esse ano querendo mudar algumas coisinhas e alcançar muitas outras coisinhas. Mas o medo do fracasso sempre aparece para me cutucar. 
Visitando os bloguinhos queridos acabei conhecendo um em especial que está me dando algumas dicas de como atingir metas. É um dos blogs da Martika, o Objetivando1001coisas
Lá, dentre muitas coisas úteis e de incentivo, ela fala sobre os 5Ss. E é sobre isso que o post de hoje fala. Segue   a explicação sobre o que é e como se faz, que eu trouxe lá do blog da Martika: 

"Seiri - Senso de Utilidade
 Seiton -Senso de arrumação
 Seiso - Senso de limpeza
 Seiketsu - Senso de asseio pessoal
 Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina

As empresas japonesas descobriram um modo prático e objetivo de arrumar a casa, utilizando um recurso de memorização: 5 S, iniciais de 5 palavras japonesas que amparam o programa de arrumação. Você pode aplicar os 5 S para arrumar sua vida. Veja como, nessas dicas extraídas de orientações do professor D. H. Lorenzetti, consultor especializado em produtividade e em cultura gerencial japonesa, titular do INPG - Instituto Nacional de Pós Graduação. E maneira sucinta podemos dizer que o SEIRI refere-se às atividades de eliminação do que é supérfluo, o SEITON às atividades de ordenação das coisas (arrumação em seus lugares devidos), o Seixo às atividade de limpeza e arrumação do lugar de trabalho, o SEIKETSU à higiene e à aparência pessoal e SHITSUKE às atividade de desenvolvimento e manutenção da disciplina e do profissionalismo no ambiente de trabalho.

Seiri - Senso de utilidade
Fazer "SEIRI" significa descartar o que não apresenta utilidade. Muitos de nós temos um tendência quase "psicopata" de acumular quinquilharias e inutilidades que acabam por ocupar nosso espaço, nosso tempo e nosso dinheiro! Pior: desvia a atenção do essencial e contribui para abaixar o moral. A dificuldade de se encontrar um documento ou uma ferramenta, o desânimo que o aspecto carregado de determinadas áreas cheias de peças e equipamentos acaba por gerar na força de trabalho, a necessidade de se custear maiores áreas para a guarda de materiais, documentos, livros e equipamentos desnecessários são exemplos nas quais o SEIRI deve ser aplicado. 

Na prática: 
 - Escolha uma área de sua vida para iniciar o trabalho do SEIRI - iniciando por uma área bem crítica para que todos percebam claramente os resultados. 
 - Classifique objetos - documentos, roupas, máquinas, móveis, instrumentos - segundo uma escala de 1 a 5: 
*Absolutamente necessários 
*Necessários 
*Pouco necessários 
*Não necessários 
*Absolutamente desnecessários. 

Defina então: 
O que deve ser mantido - deixe tudo isso em perfeita ordem e limpeza. 
O que deve ser doado ou jogado fora. 

Faça isso pelo menos uma vez por ano.


Seiton - Senso de arrumação
Fazer "SEITON" significa organizar, colocar as coisas em ordem, arrumar tudo em seu devido lugar. Tudo deve ser sempre disponível e com acesso fácil próximo ao local onde ocorre a ação ("gemba"), onde é efetivamente necessário. 

Na prática:
 - Defina com racionalidade os lugares em que os objetos deverão ficar. Movimentos deverão ser reduzidos, no usos, bem como no esforço. 
 - Defina a quantia ideal para cada coisa - ela deve ser reduzida ao mínimo. 
 - Tudo o que for usado deve voltar ao lugar certo imediatamente após o uso.


Seiso - Senso de Limpeza
Fazer "SEISO" significa manter limpo e arrumado o ambiente de trabalho. Muitas donas-de-casa costumam cozinhar, e concomitantemente, limpar e guardar panelas e utensílios, limpar o chão da cozinha etc. Visam garantir a limpeza e o aspecto geral do local de trabalho. Antes, durante ou depois de uma dia de trabalho a limpeza e a ordem devem ser priorizadas para que tenhamos um bom ambiente físico e qualidade de vida no trabalho. 

Na prática: 
 - Crie normas e procedimentos para a manutenção de tudo limpo e em ordem; 
 - Envolva as outras pessoas nesse processo; 
 - Reserve algum tempo do dia para a limpeza e ordenação das coisas.

Seiketsu - Senso de asseio pessoal
Fazer "SEIKETSU" significa preocupar-se e cuidar do asseio aparência pessoal. 

Na prática: 
 - Atente para todos os detalhes de sua aparência pessoal - e mantenha uma rigorosa disciplina de cuidados diários; 
 - Mantenha a regularidade na visita ao cabeleireiro, dentista; 
 - Cuidados especiais e rigorosos com mãos e pés, escovação de dentes, asseio das roupas, barba.

Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina
Fazer "SHITSUKE" significa, criar, educar, treinar, disciplinar. Só se consegue um bom desempenho e uma boa atitude profissional através de constante prática e aperfeiçoamento. 

Na prática: 
 - Incorpore os princípios dos 5 S, como uma filosofia de vida; 
 - Invista em sua mudança pessoal rumo ao aperfeiçoamento constante; 
 - Busque desenvolver, assumir e manter padrões éticos de conduta e focalize seu conhecimento sem visar resultados imediatistas."

Gente, no blog a Martika fez a matéria toda produzida com imagens. Tá lindona, vale a pena conferir!
E aqui os outros blogs dela que também são muito legais :  A vida mais vivida, Pin up's from Brasil, Mudando o Percurso.

Bejubeju =*

Comentários

  1. Menina o coração fez tumtum tumtum uhlálá! Amei! Fico feliz com seu post. O 5's realmente mudou minha vida! Tudo fica mais leve e a atmosfera que criamos ao redor se torna mais positiva. mesmo qdo ficamos tristes,logo logo erguemos a cabeça! Beijo enorme e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Vou tentar colocar em prática para 2012!
    Bjs flor!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!! Adorei os 5Ss haha. Agora é tentar colocar em prática. www.descobrindomundos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi! Obrigada pelo comentário! Ele será respondido aqui mesmo, tá?!
Volte sempre ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Tag, sim. Porque eu ando com saudades de blogar *-*

Sabedoria